268

Inteligência Artificial na Educação: Capacitar Professores para a Era Digital turma T1

Apresentação

A transformação digital que estamos a viver, impulsionada principalmente pela Inteligência Artificial (IA), está a alterar profundamente todos os aspetos das nossas vidas. Este fenômeno exige que a Educação se adapte e se reinvente. É essencial que educadores e professores compreendam a natureza dessas mudanças, dados os enormes impactos que elas têm e terão nas esferas sociais, econômicas e culturais. Para que possa responder eficazmente a estes desafios, os professores precisam alinhar as suas práticas ao perfil dos alunos e às aprendizagens essenciais. É necessário desenvolver novas abordagens pedagógicas que aproveitem as oportunidades e enfrentem os desafios trazidos pela IA. Esta oficina foi criada para atender à necessidade de compartilhar experiências sobre como a IA está a transformar a educação, que novas competências são exigidas e como criar contextos pedagógicos facilitadores do desenvolvimento dessas competências. Os professores, ao se capacitarem nestas novas áreas, estarão mais preparados para incorporar a IA no ambiente educacional, promovendo um ensino mais adaptado às necessidades atuais e futuras dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

Esta ação de formação visa capacitar os educadores para integrar eficazmente a Inteligência Artificial nas suas práticas pedagógicas, promovendo um ambiente de aprendizagem mais adaptado às necessidades e realidades do século XXI. 1 - Compreender os Fundamentos da Inteligência Artificial (IA); 2 - Explorar as Aplicações da IA na Educação; 3 - Criar Abordagens Pedagógicas Inovadoras; 4 - Alinhar a Utilização da IA ao Perfil dos Alunos e às Aprendizagens Essenciais; 5 - Promover a Colaboração e a Partilha de Boas Práticas; 6 - Preparar para o Futuro da Educação com IA.

Conteúdos

- Módulo 1 (3h): Apresentação do formador, dos formandos e da oficina de formação: objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma, fundamentos da Inteligência Artificial (IA): definição, conceitos básicos e história da IA, expetativas dos formandos na formação com recurso à ferramenta Mentimeter. Construção do Portefólio Individual / diário da formação com a ferramenta Padlet, exploração da ferramenta Padlet. - Módulo 2 (2h): Aplicações práticas da IA no mundo que nos rodeia: gestão financeira, educação, saúde, etc. Reflexão conjunta sobre as principais vantagens e desvantagens do uso da IA. - Módulo 3 (5h): Ferramentas da IA na Educação e na sala de aula com recurso ao ChatGPT, Gemini, Copilot e Mizou. Inscrição, apresentação, exploração e criação de atividades com as ferramentas apresentadas. - Módulo 4 (5h): Ferramentas da IA na Educação e na sala de aula na criação de assistentes virtuais com recurso às ferramentas Vidnoz AI e D-ID e criação de apresentações com recurso ao Padlet; Canva; Wepik. Inscrição, apresentação, exploração e criação de atividades com as ferramentas. - Módulo 5 (5h): Ferramentas da IA na Educação e na sala de aula, como processo de facilitar as atividades do docente com recurso ao MagicSchool; Quizizz; Google Sites. Inscrição, apresentação, exploração e criação de atividades com as ferramentas. - Módulo 6 (5h): Realização da seguinte atividade no Portefólio Individual: levantamento das plataformas, aplicações e ferramentas digitais de formação e ensino-aprendizagem abordadas na formação e reflexão sobre as respetivas vantagens e desvantagens no âmbito da sua aplicação em contexto educativo. Criação de um cenário de aprendizagem em torno da IA que será partilhado, apresentado e discutido com o grupo. Avaliação da ação, orientações para elaborar a reflexão crítica. Esta estrutura de conteúdos visa fornecer uma formação abrangente e prática, capacitando os professores para integrar a Inteligência Artificial de maneira eficaz e ética no ambiente de sala de aula.

Metodologias

- Apresentação dos conteúdos através de vídeos e documentos. - Promoção da discussão. - Partilha de ideias e opiniões através de ferramentas, aplicações de colaboração. - Construção de cenários de aprendizagem para integrar a discussão sobre a IA na sala de aula. Pretende-se capacitar para a integração eficaz e ética da IA no ambiente de sala de aula. A combinação destas abordagens metodológicas garante uma aprendizagem significativa.

Avaliação

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nos seguintes itens gerais: - Participação nas sessões síncronas (15%); - Diário de aprendizagem (15%); - Conteúdos produzidos (50%); - Relatório de reflexão crítica (20%).

Bibliografia

Charles Fadel, Wayne Holmes, Maya Bialik - Artificial Intelligence In Education: Promises and Implications for Teaching and Learning; Coelho, H. (1995). Inteligência Artificial em 25 lições. Fundação Calouste Gulbenkian. Holmes, W., Neves, Marco et al - “Formação no contexto do pensamento computacional, da robótica e da inteligência artificial na educação. Veiga, F., & Andrade, A. (2021). Inteligência artificial e educação: uma revisão sistemática de literatura. Universidade Católica Portuguesa.

Formador

Paulo Jorge Fernandes dos Santos

Início: 02-02-2026
Fim: 26-02-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137505/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online