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(Re)educação vocal turma T1

Apresentação

A voz é um som produzido pela vibração das cordas vocais, situadas na laringe, através do ar vindo dos pulmões. O desenvolvimento da voz acompanha e representa o desenvolvimento do indivíduo, tanto do ponto de vista físico, como do ponto de vista psicológico e social. Perturbações do comportamento vocal e alterações anatomofisiológicas podem condicionar a emissão da voz com as suas características naturais (voz saudável), evidenciando a presença de uma perturbação da comunicação oral na qual a voz não consegue cumprir o seu papel básico na transmissão da mensagem verbal e emocional de um indivíduo (Disfonia). As perturbações do comportamento vocal estão intimamente relacionadas com comportamentos de mau uso vocal e de abuso vocal. Alguns exemplos de comportamentos de mau uso vocal são: aumento da tensão muscular; débito elevado; fala excessiva; articulação cerrada e cantar sem técnica e fora do tom. Já os de abuso vocal estão relacionados com: falar em locais ruidosos; falar no limite expiratório (da capacidade de ar que tem); tossir excessivamente ou pigarrear e gritar. As alterações anatomofisiológicas referem-se a alterações com origem nos órgãos de comunicação (podem ser congénitas, traumáticas, inflamatórias e neoplásicas) ou com origem noutros órgãos do corpo (neurológicas, endocrinológicas). Segundo Calado (2010), “na profissão docente, a voz é um fator relevante para o desempenho profissional do professor em sala de aula, especialmente enquanto componente constitutivo da identidade do professor como trabalhador, do impacto do docente sobre o discente e componente do processo do ensino-aprendizagem”. Não obstante, a maioria dos professores ainda não tem consciência da influência que a sua voz tem no desempenho das suas funções, uma vez que se traduz no principal meio de transmissão de conhecimentos. De forma similar à maioria dos indivíduos, este profissional toma consciência da importância da sua voz e os cuidados a ter com a mesma, quando o seu valioso instrumento de trabalho começa a demonstrar fadiga ou quando surge mesmo uma patologia vocal que inviabilize a continuidade da sua atividade profissional. Os dados de vários estudos indicam que a atividade profissional dos professores é uma das atividades onde existe maior incidência de problemas vocais, devido, maioritariamente, a comportamentos de mau uso e/ou abuso vocal. Tendo em consideração a consciência diminuta que os professores têm em relação à importância da sua voz e aos cuidados a ter com a mesma e a incidência elevada de disfonia nesta categoria profissional, revela-se impreterível a sensibilização destes profissionais para esta temática. A sensibilização abarca atividades preventivas que auxiliem na redução dos comportamentos prejudiciais relacionados com a qualidade da voz, de forma a promover a continuidade de uma voz saudável ou a prevenir o surgimento de patologias vocais/disfonia.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

dentificar o Conceito de Voz humana e os procedimentos inerentes à sua produção;  Identificar comportamentos benéficos e prejudiciais à saúde vocal;  Definir disfonia;  Relacionar os comportamentos benéficos e prejudiciais com a disfonia;  Reconhecer comportamentos prejudiciais à qualidade vocal realizados em contexto profissional;  Identificar as duas funções das estratégias de Saúde vocal;  Escolher corretamente as estratégias de Saúde Vocal a aplicar a cada um dos comportamentos prejudiciais;  Realizar exercícios de relaxamento, ressonância, respiração e intensidade.

Conteúdos

a) Conceito de voz; b) Produção da voz; c) Comportamentos prejudiciais e benéficos à saúde vocal; d) Conceito de Disfonia; e) Relação dos comportamentos prejudiciais com uma disfonia; f) Comportamentos prejudiciais à Saúde Vocal em contexto profissional (docentes) e estratégias a aplicar na sua presença; g) Exercícios de relaxamento, respiração, ressonância e intensidade.

Metodologias

 1.ª parte (teórica): 12/11/2025 – das 16h00m às 17h30 (sessão síncrona) – 1h30m;  2.ª parte (prática): 03/12/2025 – das 14h30m às 17h (sessão presencial) – 2h30m: o Agrupamento de Escolas de Manteigas.

Modelo

Preenchimento de um inquérito de satisfação.

Anexo(s)

acd-reeducacao-vocal-an3_signed.pdf

Formador

José Manuel Martins Monteiro

Início: 13-11-2025
Fim: 19-11-2025
Acreditação: 222/21
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 3:30 h
Local: Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Manteigas