Literacia mediática e da informação com a biblioteca escolar turma T1
Apresentação
Os SABERES é um dos eixos estratégicos de ação das bibliotecas escolares, de acordo com o Quadro Estratégico 2021-2027, daí promoverem abordagens integradas das literacias da informação, dos media e digital, perseguindo o desenvolvimento do pensamento crítico, das capacidades de resolução de problemas, de comunicação e o uso ético, eficaz e criativo dessas literacias. Desde 2012, a RBE tem vindo a promover a aplicação do Aprender com a biblioteca escolar, o referencial de aprendizagens em torno das literacias da leitura, da informação e dos media, Sendo responsável, no Plano Estratégico Literacia Mediática 2024-2029, pela implementação desse referencial em 40% dos Agrupamentos e pela concretização do Programa ProLiteracias, Media e Informação com a biblioteca escolar, urge capacitar educadores, docentes e professores bibliotecários para a consecução desta ação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial.
Objetivos
- Dominar conceitos-chave no âmbito da literacia informacional e mediática. - Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes para uma análise e utilização crítica da informação e dos media. - Interiorizar a imprescindibilidade da implementação de programas de literacia informacional e mediática em contexto educativo. - Conhecer recursos educativos (inter)nacionais no âmbito da literacia informacional e mediática. - Integrar a Literacia Mediática no processo de aprendizagem de forma progressiva, transdisciplinar e iterativa.
Conteúdos
1. Dimensões concetuais e relevância da literacia mediática (4h00 síncronas e 4h00 assíncronas) Plano Nacional de Literacia Mediática Resolução do Conselho de Ministro n.º 142/2023 de 17 novembro; Planos Estratégico e de Atividades. Conceitos (Cidadania, Cidadania global, Media, Literacia Mediática, Educação para os Media (EpM), Media and Information Literacy (MIL), Literacia Digital e Transliteracia. Visão diacrónica no âmbito da literacia mediática Princípios da Educação para os Media. Documentos enquadradores: PASEO e ENEC. Referenciais - DGE / UNESCO / RBE. 2. Literacia informacional e mediática (MIL) para ler e transformar o mundo (6h00 síncronas e 6h00 assíncronas). Dos media tradicionais aos digitais: Linguagens Sociedade multiecrãs Jornalismo Redes sociais Desinformação Inteligência artificial De consumidor a cidadão crítico e global: Acesso, usos e práticas mediáticas; Representações do mundo; Publicidade; Segurança. Do direito à informação à liberdade de expressão: Pesquisa e análise crítica da informação Direitos de autor 3. Abordagem da literacia informacional e mediática em contexto educativo (2h00 síncronas e 2h00 assíncronas) Contextos: Escolar/ Familiar/ (In)formal Público/privado Orientações metodológicas: Da proteção à capacitação Foco no envolvimento do aluno, na ação e interação Abordagem programada: holística, progressiva, colaborativa e iterativa Oportunidades: Currículo Biblioteca escolar Clubes Iniciativas locais/ (inter)nacionais 4. Recursos pedagógicos do âmbito da literacia mediática (6 horas síncronas e 6 horas assíncronas) Recursos nacionais I: Dominar a informação e saber usar os media RBE MILD - RBE Cidadania - DGE PICCLE - PNL Recursos nacionais II: MILOBs Seguranet RTP Ensina LEME CriaON Público na Escola COMEDIG Jornalíssimo Recursos Internacionais: Europa Conselho da Europa; CLEMI, AtresMedia América do Norte Common Sense Media; MediaSmarts América Latina Brasil Cristiane Parente; Argentina- Digimente Austrália eSafety Algowatch IBerifier Projetos: Estratégia brasileira de Educação Mediática YouNDigital TeaMLit 5. Apresentação de programas de literacia mediática (2h00 síncronas e 2h00 assíncronas) 5.1 Elaboração de uma proposta de programa de literacia informacional e mediática 5.2 Avaliação e partilha dos trabalhos.
Metodologias
No módulo 1, a metodologia centrar-se-á na utilização do método expositivo na apresentação da estrutura dos conteúdos, do Plano Nacional de Literacia Mediática, das dimensões concetuais e da relevância da Literacia Mediática, complementada com exercícios práticos em grupo. No módulo 2, recorrer-se-á à discussão e debate sobre a relevância das literacias informacional e mediática para ler e transformar o mundo, tendo em consideração temáticas do mundo atual. No módulo 3, utilizar-se-á o método interrogativo na avaliação de questões/problemas e troca de experiências e construção de saberes teórico-práticos em grupo. No módulo 4, serão explorados recursos pedagógico-didáticos, passíveis de serem utilizados em contexto escolar, referentes às diferentes áreas da literacia informacional e mediática. No módulo 5, serão elaborados pelos formandos programas de literacia informacional e mediática para as suas escolas e apresentados/ discutidos em sessão síncrona, plenária.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: - participação nas sessões síncronas e assíncronas; - elaboração de um programa de literacia informacional e mediática; - reflexão crítica.
Bibliografia
Brites, M.J., Amaral, I. & Silva, M. T. (Eds.) (2017). Literacias Cívicas e Críticas: refletir e praticar. Lisboa: Livros HorizonteBuckingham, D. (2019). The Media Education Manifesto. John Wiley and Sons LTD.Conde, E., Mendinhos, I. & Correia, Paula (coord.) (2017). Aprender com a biblioteca escolar. 2.ª ed. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares.Innerarity, D., Akester, P., Barta-Moura, J., Fiolhais, C., Pacheco Pereira, J., Abrunhosa, P., Gutiérrez Vicén, J. (2023). Inteligência Artificial e Cultura. Do Medo à Descoberta. GradivaPereira, S., Pinto, M., Madureira, (2023). Referencial de educação para os media para a educação pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário. Lisboa: Direção-Geral da Educação.
Formador
Pedro Rafael Neto Gomes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 19-01-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 2 | 19-01-2026 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 3 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 4 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 5 | 26-01-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 6 | 26-01-2026 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 7 | 02-02-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 8 | 02-02-2026 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 9 | 09-02-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 10 | 09-02-2026 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 11 | 23-02-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 12 | 23-02-2026 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 13 | 04-03-2026 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 14 | 04-03-2026 (Quarta-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 15 | 09-03-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 16 | 09-03-2026 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 17 | 18-03-2026 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 18 | 18-03-2026 (Quarta-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 19 | 23-03-2026 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 20 | 23-03-2026 (Segunda-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Online assíncrona |